sábado, dezembro 27, 2008

PRÉMIO PARA O VISITANTE 3000

Para ganhar um retrato a carvão feito por mim, totalmentente gratuito, é necessário:
Colocar o logótipo de "quadroutile", e um link na sua pagina ou blog, para que outras pessoas interessadas possam também concorrer.

To gain a handmade drawing, totally free, you need:
To place this logo from "quadroutile" and link my page on your blog or web page, so that other interested people can also concur.

Como funciona:
O visitante número 3000, terá de fazer um "Printscreen" da página, de modo que se veja o contador, onde está marcado o número de visitante, e enviar para quadroutile@gmail.com.
Quando enviar o "Printscreen" com o número de visitante, deixe também o seu nome, morada, e caso tenha, o endereço do seu blog ou página web, para a ou o contactar e enviar posteriormente uma foto sua para desenhar. O desenho é no formato A3.

Visitor number 3000, will have to make one " Printscreen" of this page, it´s necessary to see the visitor counter, where the visitor number is marked, and email quadroutile@gmail.com.

When you send the " Printscreen" with the visitor number, leave also your name, address, and if you have, a link to your blog or web page, I will contact you, to sort the details. The drawing is in A3 format.


(exemplos de retratos a carvão)

Boa Sorte!!!!

domingo, dezembro 21, 2008

POSTAL DE NATAL


A todos os navegantes da blogosfera e amigos desejo um Feliz Natal !
Bj Sónia

segunda-feira, dezembro 15, 2008

COROA DO REI MAGO "GASPAR"
Com material reciclável

Para o Natal o meu filhote vai fazer uma peça de teatro, onde vai representar o papel do Rei Mago, o "Gaspar".
Ele necessitava de acessórios para a peça teatral, e decidi fazer uma coroa digna de um rei toda em material reciclado.
Aqui, vou mostrar, passo a passo como foi feita.
Com um simples balão, encho até ficar mais ou menos à medida da cabeça. Em seguida, começo por colar no balão, 3 ou 4 camadas de jornais. O jornal misturado com a cola caseira, depois de seco fica muito resistente, com tenho referido nos meus "posts" anteriores.
Depois do jornal estar bem seco, retira-se o balão. Descola-se facilmente.
Em seguida, coloco tiras de papel higiénico também com cola caseira.
Depois de seco, fica totalmente branco e bastante resistente.
Numa folha de jornal inteira, coloca-se bastante cola caseira, depois de estar completamente emudecida, conseguimos dar a forma que queremos, de maneira a que se pareça tecido, e pintamos a gosto.

Para fazer a coroa:
Á parte, pegamos em caixas de cereais, ou outra caixa/cartão que tivermos em casa e recorta-se 6 pequenas peças, com o formato que vemos na imagem em baixo.
O lado que tem letras, fica para baixo para depois de montado não se ver.

Pintamos a peça com tinta acrílica cor "Ocre", como se pode ver na figura em baixo.Em seguida, cortamos um rectângulo no tamanho do diâmetro da coroa do rei mago.
Depois de seco, a tinta acrílica seca bastante rápido, colamos as 6 peças recortadas e pintadas anteriormente, na parte de trás do rectângulo.

Por fim, colamos o rectângulo na coroa e juntamos as pequenas peças. Fazemos um furo e colocamos um atache, neste caso coloquei um botão dourado no cimo da coroa.

A decoração é feita ao gosto de cada um.

Foto durante a peça de teatro " O nascimento do menino Jesus", Rei Mago Gaspar.

Espero que tenham gostado!
Bj Sónia

sábado, dezembro 13, 2008

ARCA / BAÚ DE MADEIRA

Arca / Baú a imitar madeira feita com material reciclável

Foi pedido para eu fazer uma Arca / Baú a imitar madeira toda ela em material reciclável.
O material utilizado para a arca / baú, foi uma caixa de um frigorífico com a medida de 2 metros, podendo também ser feito com dimensões menores.
Em primeiro lugar, coloca-se a caixa na horizontal e corta-se a parte de cima da mesma apenas em 3 lados, de forma a criar uma abertura / tampa.
Forra-se a caixa toda com papel de jornal. o papel de jornal é cortado com várias medidas, para criar alguns efeitos que irei explicar posteriormente.
Sobrepõe-se o papel de jornal, uns por cima dos outros de forma aleatória, para ganhar consistência, depois de seco.

Na abertura, utilizando mais cartão, constroi-se o que resta para a tampa, e forra-se essa zona também com o papel de jornal, e cola caseira.
Como mostra a foto abaixo:

A foto abaixo, mostra a tampa da arca, fechada.


Depois do papel seco e bem colado, com a ajuda de uma régua e uma caneta, fazemos umas linhas horizontais, com a mesma medida.
Com um X-ato, cortamos em cima dessas linhas, para dar o efeito de tábuas de madeira, tal como mostra a foto seguinte.

Pormenor da dos cortes horizontais.

Vamos utilizar este processo na zona lateral, em toda a caixa.
Em seguida pintamos a caixa de castanho não muito escuro, porque depois de pintado e seco, é que damos a tonalidade pretendida, e o efeito da madeira antiga.
A ideia é fazer uma arca / baú antigo, para isso foi necessário pintar o interior dos rasgos de cartão, a preto.

Com pequenas ripas de cartão,pintadas a preto e um tom de dourado por cima, vai parecer ferro.
Ao longo do "ferro" coloquei ataches de 10 em 10 cm de distância.
No centro também em cartão, fiz a forma de uma fechadura, também pintada a preto.

Depois de tudo feito, coloquei betume comprado na loja da Manuela Artes Decorativas, para dar o efeito de madeira, como se pode ver nas fotos em baixo.


No final com um pincel pequeno e tinta preta vamos dar os últimos retoques.

Espero que tenha gostado das dicas de transformar apenas com materiais recicláveis, uma simples caixa de cartão, num baú antigo de madeira.

domingo, dezembro 07, 2008

ANJINHO DE NATAL
Decoração Natalícia feita com lã

Para decorar a sua árvore de Natal, ou fazer uma decoração Natalícia em sua casa, vou deixar aqui a sujestão de anjos feitos de lã.
Primeiro, fazemos as vestes do anjo com lã branca. Enrolamos a lã com a medida pretendida. Quando tivermos a expessura das vestes, com uma tesoura corta-se a lã por baixo, deixando a parte de cima dobrada. Prende-se com uma linha dourada, para marcar a cintura, e podemos deixar algumas soltas ou não, para fazer o cinto.
Em seguida ,fazemos um pom - pom em lã de cor creme, que vai servir para a cabeça.
Com 2 missangas de madeira colamos os olhos. Para a boca uitilizei cartolina vermelha, desenhei e recortei a boca do anjo.
Para o cabelo, utilizei uma lã especial para dar um ar mais divertido.
No passo seguinte, desenhamos braços e mãos em k-line ou num cartão rijo. Coloca-se cola e enrola-se a lã branca no local dos braços.


Por fim, fazemos umas asas em "Dracalon", e cola-se com cola normal.



Decora-se as vestes do anjo com pequenas estrelas feitas com cartolina dourada, e com um pequeno arame moldável, fazemos de auréola.

Está assim concluído o nosso pequeno anjo de Natal.


Espero que tenham gostado! Sónia

sexta-feira, dezembro 05, 2008

Infant Swimming Resource




Infant Swimming Resource, é o nome de um Programa de Prevenção de Afogamento para Crianças com idades compreendidas entre os 6 meses e os 6 anos de idade.


Não conheço em Portugal, um programa ou uma iniciativa deste tipo,mas penso que seria bastante importantepara baixarmos o número de crianças vítimas de afogamento.


É simplesmente supreendente,vermos, através da aprendizagem do programa,a capacidade que as crianças ganham em meio aquático!
Vejam o vídeo e divulguem...
CLICAR AQUI

quinta-feira, dezembro 04, 2008

ÁRVORE DE NATAL COM PRESÉPIO
(Material reciclado)

Para este Natal, e ainda vamos a tempo, quero mostrar uma proposta de uma árvore de natal diferente. Como as crianças adoram o Natal e uma árvore cheia de cor, e como eu acho também acho importante sublinhar o verdadeiro motivo do dia de Natal, que é o nascimento de Jesus, porque não criar uma árvore de natal e presépio, com material reciclado?

É muito divertido fazer, muito barato, e os seus filhos podem ajudar na construção.

Enquanto se vai fazendo, podemos explicar a importância do Natal, que é o nascimento de Jesus, facto que está um pouco esquecido nos dias de hoje.

Em primeiro lugar escolhe-se duas caixas de cartão, de tamanhos iguais, tem de ser um cartão resistente.

Desmonta-se a caixa, e coloca-se cola branca no meio. Faz-se o mesmo processo na segunda caixa.


Em seguida desenha-se uma árvore de natal em uma das caixas e corta-se com um x- ato. depois de cortada, coloca-se a árvore em cima da segunda caixa e desenha-se por cima o contorno, para ficarem iguais.
Agora temos a silhueta de duas árvores de cartão.
Encaixe para montar a árvore:
Num dos cartões corta-se uma tira no centro da árvore , de cima até ao meio. No outro cartão, corta-se uma tira no centro, de baixo até ao meio. Colocamos cola, e encaixamos uma na outra de forma a ficar na vertical
Em seguida, com papel de embrulho castanho, cola-se as extremidade, menos a parte de trás, essa deixa-se aberta, sem papel, formando um a espécie de triângulo.
Se não tiverem em casa tecidos, podemos arranjar retalhos de tecido, numa loja especializada.
Escolhemos vários pedaços de tecido de várias texturas, o importante é condizer as cores, eu escolhi tecidos com as cores de natal, vários tons de vermelho, vários tons de verde, e cor de vinho . Se alguns tecidos forem estampados não há problema algum, porque vai tornar a árvore mais colorida, logo mais divertida.
Em seguida recorta-se tecidos aos quadrados, uns pequenos e outros maiores, e colam-se com cola branca sobrepostos uns nos outros.
Com uma tinta dourada, fazem-se pequenas linhas a contornar o tecido, para dar a idéia de estar cosido.


Com um tecido de lantejolas esverdeadas, lembrei-me de recortar e colar algumas ao longo da árvore, para dar brilho.
Desenhei uma estrela em cartão e coloquei o mesmo tecido de lantejolas e colei no cimo da árvore.

Presépio:
Para fazer o menino Jesus, começa-se por fazer um pom-pom de lã, cor creme.
Com os mesmos tecidos da árvore de natal e a mesma técnica, faz-se a manta. Coloca-se um papel enrolado para encher o espaço da manta e cola-se por trás com cola.
Para os olhos, coloquei umas missangas também coladas.
Para o cabelo utilezei cola e lã castanha.
Para berço utilizei ráfia.

José e Maria:

Para as vestes do José e da Maria, utilizei lã. Dobrei a lã ao meio, cortei por baixo, e coloquei na cintura uma linha dourada. As cabeças são feitas com lã (pom-pom) e para os olhos utilizei missangas de madeira azuis.

Para os cabelos e barba, foi usada lã castanha.

Na cabeça coloquei um fio de nylon e prendi na arvore, para as personagens do presépio ficarem suspensas.

Para plano de fundo, coloquei um papel de cor lilás e umas "estelas" pequenas de lantejolas. A estrela maior é feita com cartolina dourada.

Está concluída a Árvore de Natal / Presépio feita com material reciclado.

Foi muito divertido de fazer, as crianças deram uma grande ajuda, e adoraram o resultado final.

Espero que tenham gostado!!! Um Feliz Natal !!!

VISITE AS POSTAGENS ANTIGAS
Pesquisa personalizada
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape